terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PALEOLÍTICO



Caverna de Lascaux, França
DIVISÃO DA PRÉ HISTÓRIA

PALEOLÍTICO (40 a 30 mil – 10 a 8 mil a. C)
              O estilo naturalista predominou até o final do paleolítico. A característica peculiar dos desenhos naturalistas do paleolítico é a de proporcionarem uma impressão visual de forma pura e direta, livre de arranjos ou restrições intelectuais.
              O artista do paleolítico pinta o que vê. 
              A representação não tem como objetivo a duplicação do modelo, não se propõe a indicar, imitar ou simular, mas literalmente substituir, tomar o lugar de. Assim, não pode ser outra coisa senão naturalista.
              Os pintores do paleolítico eram capazes de encontrar a olho nu delicados matizes, que o homem moderno só conseguiu descobrir com a ajuda de delicados instrumentos científicos.                                   
        O HOMEM DO PALEOLÍTICO 

     Os homens viviam da coleta e da caça, em pequenas hordas isoladas. Tudo gravitava em torno da subsistência.
     Considera-se que a arte desse período se tratava de uma técnica mágica com um objetivo pragmático. Essa magia nada tinha a ver com religião, pois não reverenciava forças sagradas, nem havia conexão com seres espirituais de outro mundo.
             O caçador e pintor do período paleolítico pensava estar na posse da própria coisa na pintura. Pensava ter adquirido poder sobre o objeto por meio do retrato do objeto.
             As pinturas estão, com frequência, completamente escondidas em recantos inacessíveis e imersos em total escuridão, onde teria sido impossível usá-las como “decorações”. Elas se sobrepõem, destruindo qualquer efeito decorativo.
             Os animais são frequentemente representados com os corpos transpassados por lanças e flechas, ou eram alvejados com essas armas logo após a conclusão da obra.
              A técnica elaborada e refinada das pinturas paleolíticas revela que essas obras eram executadas por especialistas.
              O artista-mago parece ter sido o primeiro representante da especialização e da divisão de trabalho.
              Os traços das pinturas podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios. As cores são obtidas com carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha ou amarela) e, às vezes, com cera de abelha.
              Substâncias líquidas, como água, clara de ovo ou sangue, são empregadas nas pinturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário